terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Feliz Natal!

Que vocês tenham um final de ano de muita segurança e tranquilidade.

Veja nosso cartão de final de ano:


10 dicas para deixar sua casa mais segura enquanto você viaja

Nos meses de dezembro e janeiro muitas pessoas viajam para descansar. Mas antes de fazer as malas e aproveitar o sossego, é importante tomar alguns cuidados para deixar a casa ou o apartamento em segurança.

Em São Paulo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, quadrilhas organizadas atacam uma residência a cada 3 dias. Na cidade do Rio de Janeiro, os roubos a casas cresceram 87%. Uma casa vazia se torna, fatalmente, mais vulnerável a esse tipo de crime.

Por isso, para evitar essas ocorrências, Fernando Moreira, gerente comercial da Instalarme diz que existem algumas medidas básicas que deixam sua casa mais protegida enquanto você viaja:

1 - Caso não possua dispositivos de segurança, como câmeras e alarme, tente adquíri-los, os preços são acessíveis. Procure os equipamentos nas lojas de matérias para construção ou no varejo especializado em segurança.

2 - Não comente sua viagem com pessoas estranhas.

3 - Comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Telefone para ele de vez em quando, para saber se está tudo bem.

4 - Em ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas ? abrindo janelas, regando jardins, entrando com o carro na garagem. No caso de apartamento, deve-se deixar uma autorização por escrito, com anuência do síndico, para que a pessoa possa entrar no prédio.

5 - Evite colocar cadeado do lado externo do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores.

6 - Desligue a campainha. Assim, você deixa em dúvida quem tocá-la apenas para verificar se há alguém em casa.

7 - Feche as portas com trincos e trancas. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares.

8 - Não deixe joias ou dinheiro dentro de casa, mesmo dentro de cofres. Utilize cofres de bancos.

9 - Se sua casa possuir jardim, contrate ou peça para alguém mantê-lo limpo, evitando aspecto de abandono.

10 - Se a viagem for longa, deixe 2 jogos de chaves com pessoas de confiança para facilitar qualquer emergência.

"Nos dias de hoje, a instalação de alarmes não é mais um luxo e sim uma necessidade para desestimular os assaltantes. Em geral, eles agem por impulso, e quando vêem uma casa com sistema de alarmes, geralmente eles desistem e procuram outro imóvel semelhante, mas sem equipamentos de segurança", conta Fernando.

NOS CONDOMÍNIOS - Além dos cuidados acima, os síndicos devem preparar esquema especial para evitar surpresas durante as férias - quando muitos apartamentos ficam vazios.

A Lello recomenda aos síndicos a inspeção do sistema de segurança, verificando o funcionamento do circuito de alarmes e TV interna do condomínio. Em edifícios com grandes áreas externas, os funcionários devem fazer rondas periódicas, especialmente no período noturno. Caso os condomínios tenham contratos com empresas de segurança patrimonial, é fundamental solicitar a intensificação das rondas na porta do edifício.

Os funcionários devem estar sempre atentos ao que acontece nas imediações do condomínio. Carros parados por um longo período, pessoas estranhas observando o movimento ou qualquer outro fato estranho deve ser comunicado imediatamente ao zelador, à empresa responsável pela segurança ou mesmo à polícia. E antes de abrir o portão da garagem, o porteiro deve procurar identificar quem está dentro do veículo.

"Vale lembrar que essas dicas são válidas não só para o período de festas, pois qualquer feriado prolongado exige cuidados redobrados. E nunca é demais lembrar a mais básica das recomendações: verificar cuidadosamente as fechaduras de portas, janelas e sacadas", diz o gerente de relações humanas da Lello Condomínios, José Maria Bamonde.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Lei obriga câmeras em berçários

Uma lei em vigor desde o dia 14 de novembro pretende tra­zer mais se­gu­ran­ça pa­ra as mã­es que utilizam maternidades no Estado de Goiás. A lei nú­me­ro 17.130/10 obri­ga a ins­ta­la­ção de câ­me­ras de ví­deo em to­dos os ber­çá­rios e uni­da­des de te­ra­pia in­ten­si­va ne­o­na­tal em ma­ter­ni­da­des pú­bli­cas ou pri­va­das. As re­des pú­bli­ca e pri­va­da de Go­i­â­nia não con­tam com o sis­te­ma.

Na ma­ter­ni­da­de Nos­sa Se­nho­ra de Lour­dês, no Setor Vila Nova, já exis­te sis­te­ma de mo­ni­to­ra­men­to há cin­co anos nos cor­re­do­res e nas en­tra­das. De­vi­do ao equi­pa­men­to de se­gu­ran­ça, Ta­mi­res Ferreira, mãe pela segunda vez, afir­ma que se sen­te mais se­gu­ra no lo­cal. Ela re­la­ta que no par­to do pri­mei­ro fi­lho fi­cou com re­ceio de dor­mir e até mes­mo de ir ao ba­nhei­ro. “Des­sa vez es­tou mais tran­qui­la. Tan­to pe­la se­gu­ran­ça do hos­pi­tal, co­mo com o aten­di­men­to da­qui.”

Na mes­ma en­fer­ma­ria de Ta­mi­res, a do­na de ca­sa Ira­ce­ma Al­ves Pi­nhei­ro, 32, es­ta­va com o fi­lho que ain­da não tem no­me de­fi­ni­do. Ela con­ta que es­te é o seu quin­to fi­lho e que já não tem mais me­do de acon­te­cer al­gu­ma coi­sa com o be­bê, mas mes­mo as­sim se tran­qüi­li­za com o equi­pa­men­to. “Sa­ber que tem vi­gi­lân­cia nos acal­ma”, fa­la.

A lei 17.130/10 de­fi­ne que as câ­me­ras de­vem fun­cio­nar inin­ter­rup­ta­men­te e as ima­gens cap­ta­das de­ve­rão ser se­pa­ra­das por da­ta e man­ti­das em ar­qui­vo por um pra­zo de até 30 di­as. O in­fra­tor po­de ser ad­ver­ti­do em mul­ta no va­lor de até R$ 5 mil. E, em ca­so de rein­ci­dên­cia o va­lor se­rá du­pli­ca­do. A lei foi pu­bli­ca­da no Di­á­rio Ofi­ci­al no dia 14 de se­tem­bro des­se ano e te­ria que es­tar em vi­gor em ses­sen­ta di­as, que re­pre­sen­ta o dia 14 de no­vem­bro.

Pa­ra o au­tor da lei, o de­pu­ta­do es­ta­du­al Mar­lú­cio Pe­rei­ra (PTB), a me­di­da tra­rá gran­des be­ne­fí­ci­os à so­ci­e­da­de, ao pro­por­ci­o­nar mai­or tran­qui­li­da­de aos pa­ci­en­tes e fa­mi­lia­res. “Por meio da im­pren­sa, sa­be­mos de ca­sos de des­cui­do e ne­gli­gên­cia por par­te de en­ti­da­des que não têm o con­tro­le de en­tra­da e sa­í­da de seus pró­prios fun­cio­ná­rios, tra­zen­do con­se­quên­cias às fa­mí­lias ví­ti­mas des­se des­ca­so”, ex­pli­ca.

O pro­mo­tor e co­or­de­na­dor do Cen­tro de Apoio Ope­ra­ci­o­nal (CAO) da In­fân­cia e Ju­ven­tu­de, Eve­ral­do Se­bas­ti­ão de Sou­za con­cor­da que o equi­pa­men­to é um me­ca­nis­mo de evi­tar si­tu­a­ções já exis­ten­tes, co­mo tro­ca de be­bês e o rou­bo. “Os ca­sos que vem à to­na são pon­tu­ais pa­ra uma me­di­da tão ge­né­ri­ca”, afir­ma. Ele com­ple­men­ta que a lei exis­te de­vi­do a uma co­bran­ça por mai­or se­gu­ran­ça da so­ci­e­da­de pa­ra os de­pu­ta­dos.

O pro­mo­tor pon­tu­ou que ain­da fal­ta um de­cre­to do po­der pú­bli­co exe­cu­ti­vo pa­ra de­fi­nir qual ór­gão se­rá res­pon­sá­vel pe­la fis­ca­li­za­ção nas ma­ter­ni­da­des e pe­la co­bran­ça da mul­ta.

O di­re­tor ad­mi­nis­tra­ti­vo da Ma­ter­ni­da­de Nos­sa Se­nho­ra de Lour­des, Mar­co Au­ré­lio An­dra­de San­dre, ex­pli­ca que to­da a ma­ter­ni­da­de já é mo­ni­to­ra­da e o úni­co lu­gar que não ha­via câ­me­ras era no ber­çá­rio, com re­ceio de in­va­são de pri­va­ci­da­de. Ago­ra com a lei, o equi­pa­men­to se­rá ins­ta­la­do no re­cin­to. “O cus­to da no­va câ­mera se­rá mí­ni­mo de­vi­do a já exis­tên­cia do sis­te­ma”, fa­la.

Mar­co Au­ré­lio afir­ma que além do sis­te­ma de mo­ni­to­ra­men­to, a ma­ter­ni­da­de co­lo­ca pul­sei­ras nas cri­an­ças com o no­me das mã­es. “Es­ta­mos de­sen­vol­ven­do um mé­to­do que to­da mãe que sa­ir da uni­da­de se­rá fo­to­gra­fa­da com o be­bê. A ima­gem fi­ca­rá sal­va no ar­qui­vo do hos­pi­tal”, ex­pli­ca. Na Nos­sa Se­nho­ra de Lour­des o be­bê só sai da com­pa­nhia da mãe pa­ra o ba­nho ou quan­do ne­ces­si­ta de cui­da­dos es­pe­ci­ais.

FONTE: O Hoje

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Circuito interno é a melhor testemunha

Mais uma vez um circuito interno se prova mais do que um equipamento de segurança. Esse sistema de segurança se impõem como o testemunho ideal de situações inusitadas e inexplicáveis, capaz de esclarecer diversos casos.

Nesta quarta-feira (15), imagens registradas pelo circuito interno de um bar no Centro de São Paulo mostram o momento em que um carro invadiu o estabelecimento e atingiu fregueses que estavam em uma das mesas. Uma pessoa morreu e outra ficou ferida.

O veículo foi parar dentro do bar na esquina das ruas Aurora e do Arouche após colidir com outro veículo. O semáforo do cruzamento estava quebrado. A motorista do carro que invadiu o bar trafegava pela Rua Aurora e perdeu o controle da direção após seu carro ser atingido em cheio por um veículo que vinha pela Rua do Arouche. O carro, desgovernado, entrou pela porta do bar e parou no balcão de mármore do estabelecimento.

As imagens mostram três pessoas na mesa do bar. Um dos homens se levanta e logo depois o carro invade o bar. Um homem é atingido de lado e a amiga dele é arremessada longe. O homem atropelado foi levado para a Santa Casa de Misericórdia, onde morreu. A mulher foi levada para o Hospital Nove de Julho. Até as 12h30, não havia informações sobre seu estado de saúde.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que consertou o semáforo, mas ele quebrou novamente nesta quarta. A CET confirmou que o sinal não estava funcionando no momento do acidente.

FONTE: G1

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Quase 60% dos domicílios possuem algum dispositivo de segurança

Dos 58,6 milhões de domicílios particulares permanentes existentes no Brasil em 2009, 34,8 milhões (59,4%) contavam com algum dispositivo de segurança. O dado faz parte do suplemento “Características da Vitimização e do Acesso à Justiça no Brasil – 2009”, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (15).

A grade na janela ou na porta foi o dispositivo mais utilizado pelos moradores, presente em 35,7% dos domicílios, segundo o IBGE. Dispositivos colocados na porta, como olho mágico, abertura na porta, corrente no trinco e/ou interfone, estavam instalados em 20,4% dos domicílios. Quase 10% dos domicílios utilizavam cachorro para segurança, de acordo com o levantamento.

Se considerada a divisão entre os domícilios de áreas urbanas e rurais, os dispositivos de segurança estavam presentes em 64,9% dos domicílios localizados em áreas urbanas; e em 28,5% dos domicílios na área rural. Na área urbana, o principal dispositivo utilizado era, em 2009, grade nas portas ou janelas. Já na área rural, o cachorro era o principal meio de garantir a segurança, presente em 12,8% dos domicílios com algum dispositivo.

Do total de casas (em 2009, 89,2% dos domicílios eram casas, e apenas 10,4%, apartamentos), 55,9% tinham algum dispositivo de segurança. Para os apartamentos, este percentual era superior, 90,3%. Nas casas, segundo o IBGE, predominava a instalação de grade na janela ou porta (35,6%) e, nos apartamentos, os dispositivos colocados na porta, como olho mágico, corrente e/ou interfone (73,9%).




Sensação de segurança

De acordo com o levantamento, à medida que a população se afastava do seu domicílio, a sensação de segurança diminuía, em 2009. Em todo o país, a maioria da população (78,6%) sentia-se segura no seu domicílio de residência. Em seu bairro, este percentual foi estimado em 67,1% e, em sua cidade, a sensação de segurança era compartilhada por pouco mais da metade da população (52,8%).

A Região Norte apresentou os menores percentuais de pessoas que declararam se sentir seguras (71,6%, no domicílio; 59,8%, no bairro; e 48,2%, na cidade). A Região Sul apresentou as maiores proporções de pessoas que afirmaram se sentir seguras nos locais pesquisados (no domicílio, 81,9%; no bairro, 72,6%; e na cidade, 60,5%).

Os moradores de áreas rurais declararam maior sensação de segurança do que os de áreas urbanas. Em sua cidade, 69,3% se sentiam seguros, na área rural, contra 49,7%, na área urbana. Ao se restringir a área pesquisada ao bairro em que residiam, a sensação de segurança foi registrada em 80,4% dos entrevistados, na área rural, e 64,7%, na urbana. Finalmente, ao se observar essa característica no domicílio, 84,5% se sentiam seguros, na área rural, contra 77,5%, na urbana.

De maneira geral, os homens se declararam mais seguros do que as mulheres seja no domicílio, no bairro ou na cidade em que residiam, segundo o IBGE




FONTE: G1

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Gasto com Segurança Pública cresce 15% no Brasil

O Brasil gastou R$ 45,6 bilhões com segurança pública no ano passado, um crescimento de 15% em relação aos investimentos feitos em 2008. A informação é da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apresenta os dados de seu relatório anual nesta terça-feira em São Paulo. Além dos gastos, no Anuário 2010 foram compiladas informações sobre ocorrências criminais, efetivos policiais, presos provisórios, e a atuação dos Estados e municípios na segurança pública.

De acordo com o levantamento, as despesas do governo federal na área cresceram 22% na mesma comparação. Foram R$ 5,9 bilhões em 2008 e R$ 7,2 bilhões em 2009.

Pelos cálculos da ONG, as despesas efetuadas na função segurança pública pela União, Estados e municípios dobraram desde 2003: saltaram de cerca de R$ 22,5 bilhões para os R$ 45,6 bilhões em 2009.

De acordo com o Anuário, somente o gasto da União cresceu 202% a partir de 2003, enquanto as despesas de Estados e do Distrito Federal, no mesmo período, aumentaram 96%.

Também foi notado um aumento por parte dos municípios, que declararam um gasto de cerca de R$ 2 bilhões em 2009, o que corresponde a um aumento de 168% na comparação com 2003. A inflação medida pelo IPCA entre 2003 e 2009 ficou em torno dos 40%.

As estatísticas do relatório foram obtidas a partir do levantamento e cruzamento de dados coletados em órgãos como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretarias de Segurança dos Estados, no SUS (Sistema Único de Saúde), na Secretaria do Tesouro Nacional, entre outros.

ESTADOS

São Paulo continua a ser o Estado com o maior volume destinado à segurança, com recursos na casa dos R$ 10 bilhões em 2009 --13% de aumento ante 2008. Os maiores crescimentos, porém, ocorreram no Rio Grande do Sul, Piauí, Distrito Federal e Ceará, todos acima de 40%.

Um dos dados que mais chamaram a atenção dos pesquisadores foi a queda de 25% no valor nominal investido no Rio de Janeiro, que recentemente foi palco de grandes operações que mobilizaram todos os braços da segurança pública.

Em 2008, o Estado gastou cerca de R$ 4,9 bilhões com segurança, valor reduzido para cerca de R$ 3,7 bilhões em 2009. A maior queda, segundo a ONG, ocorreu na área de informação e inteligência (63%).

Além do Rio, apenas Roraima também diminuiu os investimentos, com queda de 7,6%.

FONTE: G1

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dicas para encontrar uma boa empresa de alarmes

Se está procurando uma empresa de alarmes que ofereça segurança e que não o deixe na mão caso tenha um azar, siga as dicas que aqui disponibilizamos para encontrar uma boa empresa de alarmes.

Procure uma empresa que:

- Esteja estabelecida no mercado à algum tempo;

Uma empresa que está no mercado à algum tempo dá o sinal que é uma empresa de alarmes credível. Se não fosse, os clientes insatisfeitos com os alarmes instalados já teriam deixado de ir a essa empresa e ela já não existiria.

- Esteja localizada na sua área de residência.

Imagine que há um problema no seu alarme e a empresa de alarmes precisa se locomover por 100Km para lhe dar a assistência necessária. É uma situação que ninguém quer passar.

- Disponha de serviços técnicos 24h por dia e 365 dias por ano

O seu alarme detecta um movimento e fica com a sirene “encravada”. Mas são 2 da manhã e a empresa de alarmes que contratou não dá assistência a essa hora. Imagine como vai chegar ao trabalho no dia seguinte e como os seus vizinhos o vão olhar depois de não dormirem uma noite por culpa do seu alarme.

- Instale alarmes diversos (wireless, gás, fogo, cctv, etc..)

Se quiser instalar diversos alarmes em sua casa, não faz sentido ter várias empresas a trabalhar para instalar cada um dos alarmes.

- De preferência que também instale alarmes de carro.

Se pretender instalar um alarme no seu carro, procure saber se a empresa que instala em casas instala também em carros. Desta forma sempre que tiver qualquer problema com qualquer dos seus alarmes tem de contatar sempre a mesma empresa.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

10 Dicas para melhorar a segurança da sua moradia

A segurança da sua casa pode ser potenciada se colocar em prática algumas dicas que diminuem muito o perigo da nossa moradia ser assaltada.

Como diz o ditado:
“A ocasião faz o ladrão”. Muitos dos assaltos à moradias acontece porque não tomamos as devidas precauções e somos um pouco desleixados em pequenos pormenores que praticamente informam aos possíveis ladrões de que a nossa moradia está disponível para ser assaltada.

Fica uma lista de simples dicas para melhorar a segurança da sua moradia


1. Portas Com Segurança

Opte por portas bastante resistentes e que todas as janelas que próximas de portas estejam também reforçadas. Caso verifique que a sua porta não é suficientemente resistente opte por trocar a sua porta por uma porta blindada.

2. Compre trincos resistentes, com várias trancas de segurança.

Os assaltantes quando querem roubar uma casa derrubam qualquer obstáculo, no entanto, não devemos simplificar essa tarefa. Devemos optar por utilizar uma fechadura com diversas trancas. Muitas das portas que os construtores colocam em obra têm fechaduras fracas que são facilmente abertas com recurso a um simples cartão de crédito.

3. Trancas nos Estores

Estores com trancas por dentro e barras de ferro em janelas que fiquem no rés do chão são elementos que apesar de não serem muito estéticos são de alta eficácia no aumento da segurança da sua moradia.

4. Tranque Portas Deslizantes

Portas deslizantes também precisam de trancas! Não se esqueça de proteger com uma boa fechadura as portas deslizantes de sua casa.

5. Coloque Alarmes na Garagem

Alguns dos valores mais valiosos que temos em nossa casa estão guardados na garagem e muitas vezes nos desleixamos de sua segurança. Além disso, temos de nos lembrar que a garagem é, em muitos casos, uma zona de acesso para a nossa casa.

Nunca se esqueça de fechar a porta da sua garagem e de ativar o alarme deste compartimento.

6. Mantenha a Casa Visível

Todos gostam de ter privacidade, mas devemos lembrar que essa privacidade também funciona quando estamos para ser assaltados. Uma casa com muros ou sebes altas é perfeita para ser assaltada sem que os vizinhos se dêem conta.

Certifique-se também que não haja árvores que possam funcionar de acesso a pisos superiores da moradia.

7. Instale Luzes Automáticas

Instalar algumas luzes que acendam automaticamente de forma aleatória é uma forma barata de manter a sensação de ter a casa ocupada.

Cuide de não dar pistas de que a casa não está ocupada.

Varie no local em que deixa o seu carro. Se tiver um segundo carro deixe-o na casa que estiver desocupada e sempre que for a casa troque o local em que ele está estacionado.

8. Planeje as Férias

Sempre que for de férias, peça a alguém para ir a casa regularmente e abrir as janelas.

Manter ruídos dentro de casa ajuda a criar a ideia de que a casa está ocupada. Um rádio de pilhas é mais do que suficiente para aguentar vários dias ligado.

9. Procure Um Bom Sistema de Alarmes

Existem muitas empresas de alarmes que fornecem soluções econômicas para proteger a sua casa. Pense que “algumas centenas de reais pode garantir a segurança de milhares de reais”.

Você provavelmente já tem um seguro para a casa, mas pode poupar muito mais dinheiro se também adquirir uma solução de alarmes. Ter um sistema de alarmes implantado em casa é um fator de redução na mensalidade do seguro de recheio da habitação.

10. Não se Esqueça de Ligar o Alarme

Importante mesmo é que depois de comprar o alarme e de instalá-lo na sua moradia, não se esqueça de ligá-lo sempre que se ausentar.

Pois é, o alarme só funciona se estiver ligado e muitas vezes acabamos por nos desleixar e não ligamos o alarme de nossa casa deixando-a completamente desprotegida. Analise as soluções de alarme para sua casa e veja como compensa estar mais protegido. Peça uma visita gratuita de um especialista de segurança.


FONTE: Alarmes e Segurança

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Movimento do comércio e distração do consumidor facilitam roubos

Artigo da EPCampinas com várias dicas para você ter mais segurança nesse fim de ano.

O movimento intenso no comércio, para as compras de fim de ano, pode facilitar a ação de criminosos, que aproveitam a distração do consumidor para roubar carteiras, celulares e documentos, entre outras coisas.

Com mais dinheiro no bolso, graças ao pagamento do 13º salário, os consumidores lotam as calçadas do comércio da região central de Campinas. Nesta época do ano, a circulação de pessoas aumenta cerca de 50%, segundo a Polícia Militar.

São tantas as novidades nas vitrines que muitas pessoas esquecem de cuidar da própria bolsa, que muitas vezes é carregada nas costas. O celular também pode se transformar em vilão se, por causa dele, o consumidor acabar se distraindo e colocando em risco seus próprios pertences. Dentro e fora das lojas, muitas mulheres colocam sacolas de compras no chão e vão escolher mais mercadorias.

O major Marci Elber, da Polícia Militar, explica que o interior das lojas é o lugar preferido dos ladrões nesta época do ano.

Mas os cuidados com a segurança também devem ser estendidos quando se está dentro de um ônibus do transporte público. Com tantas compras, o ideal é não deixá-las sozinhas no banco. Andar com pouco dinheiro na carteira também ajuda a evitar problemas, segundo o major Elber.

Para garantir a segurança da população, policiais militares circulam pelo centro várias capitais como Campo Grande, Goiânia, Belém São Paulo, entre outros. Essa é uma proteção importante, mas não custa nada cada um cuidar melhor do que é seu.


FONTE: EPCampinas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Família salva graças a empresa de segurança

Uma tentativa de assalto aconteceu na noite desta segunda-feira (6), a uma casa em São Carlos (232 km de São Paulo).

Felizmente, a família contava com um sistema de segurança. A mulher conseguiu acionar o botão de pânico instalado na casa, dispositivo que comunica a empresa de segurança em caso de situações de risco. Isso fez com que um vigilante da empresa fosse até a casa da família verificar, ele conversou com o marido (obrigado a fingir que estava tudo bem), e desconfiou da situação.

O Vigilante chamou a Polícia Militar.

O quarteirão foi cercado. Os assaltantes fugiram atirando contra os policiais. Um assaltante foi baleado. Ele chegou a ser levado para a Santa Casa da cidade, mas morreu. O outro assaltante está foragido.

FONTE: A Folha

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Segurança em casa: câmeras inibem invasores e depredação no condomínio

Câmeras de vigilância instaladas no condomínio podem ter, na verdade, duas funções, segundo os especialistas. Além de, claro, monitorar a possível entrada de pessoas estranhas no edifício, elas inibem os condôminos mais afoitos, evitando depredações.

Para a identificação de invasores, os locais mais indicados para a colocação das câmeras de um circuito fechado (interno) de televisão (CFTV) são os pontos de acesso como portas de entrada de pedestres e portões da garagem, além do corredor de chegada aos elevadores. É aconselhável monitorar dependências destinadas a crianças, e estacionamentos. Extremidades do terreno e pontos escuros também merecem a atenção das lentes, ressalta Ângela Christino del Pino, gerente do Gestão Total da Auxiliadora Predial, em Porto Alegre.

Já se a idéia é vigiar também possíveis danos ao condomínio, o que interessa a muitos síndicos, Ângela sugere que as câmeras sejam colocadas em áreas comuns e de passagem, como elevadores. Elas devem ser postas em locais mais altos, para evitar avarias e também para permitir visão panorâmica dos ambientes. Para preservar o equipamento, ela indica, ainda, o uso de grades ou redomas de vidro.

Visão "Big Brother"

As câmeras em um circuito fechado de TV podem ser de visão noturna, que usam raios infravermelhos para gerar imagem em ambientes com luz zero, como no Big Brother Brasil, da Globo; day & night, que precisam de pouca luz para fazer imagens à noite; speed dome, que podem girar em qualquer direção, entre outros.


FONTE: Pense Imóveis

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Câmera de segurança flagra assalto

Um policial militar que estava à paisana e de férias seguido por criminosos ao sair de um banco na Rua da Cantareira, na região central de São Paulo. Ao entrar em um prédio, foi rendido por um assaltante, mas conseguiu atirar no ladrão.

Imagens das câmeras de segurança do prédio mostram o momento em que o PM chegou à recepção. O criminoso, de camisa branca, estava com a arma debaixo de uma pasta. O PM tenta entrar no prédio e se desvencilhar do bandido.

Um segurança se aproxima e pede o crachá. O policial entra, assim como o assaltante. O PM aproveita o momento de distração do ladrão, saca a arma e atira. O criminoso, de 19 anos, foi baleado na mão e na barriga. Ele foi socorrido ao Hospital do Servidor Público Municipal, onde passou por cirurgia e segue internado. Segundo a polícia, ele já tinha passagem pela Fundação Casa. O outro homem que participou do assalto conseguiu fugir.

FONTE: EPTV

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Preso trio que viajava 100 km diariamente para roubar carros

Foram presos nesta terça-feira (29), em São Paulo, três homens que viajavam cem quilômetros diariamente para furtar carros. Os bandidos saíam de Campinas e iam para a Capital. O grupo roubava mais de trinta veículos por mês.

O trio foi preso no bairro da Lapa, zona Oeste de São Paulo, quando tentava roubar um carro popular. Os bandidos tentaram fugir, bateram no veículo onde estavam os investigadores e só pararam quando a polícia atirou.

Eles carregavam toda a aparelhagem usada para cometer os crimes, desde furadeira a peças eletrônicas que substituíam as originas para ligar os carros. Os ladrões confessaram que escolhiam veículos parados nas portas das empresas da zona Oeste, uma vez que os donos estariam trabalhando e demorariam para notar a falta deles.

Após o roubo, os carros eram levados para ruas de Pirituba para a retirada de alarmes e rastreadores. Depois, seguiam para Campinas e eram deixados no estacionamento do Parque Dom Pedro Shopping, onde acabavam retirados por receptadores. O grupo se passava por clientes para não chamar a atenção da segurança.

Segundo o delegado Francisco Solano de Santana, o trio transformava os carros em veículos clonados, cortava e vendia também como peças, além de repassar parte dos automóveis para quadrilha especializada em roubo de cargas.

Em nota oficial, o Parque Dom Pedro Shopping infirmou que desconhecia o fato e que ainda não recebeu nenhuma notificação da polícia sobre o caso.

FONTE: EPCampinas